Ella sobre ella foi levada à cena em Viana

O FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) é uma das maiores realizações teatrais do país. Iniciou-se em 1978 e, na sua 42ª edição, continua a mobilizar públicos e cativar gente nova para o teatro.

Nasceu no Porto, mas não ficou por aí. Hoje, quem o organiza já tem parcerias estabelecidas com as autarquias do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, bem como com as companhias que nestes espaços geográficos dão vida ao teatro.
O Teatro do Noroeste CDV, a nossa emblemática companhia de teatro, está com o FITEI desde 2016, daí que acolha peças que participam neste evento anual. Este ano, entre outras, a encerrar, no domingo passado, dia 19, no Teatro Sá de Miranda, premiou-nos com Ella sobre ella, de Marianella Morena, da companhia Teatro Solis (Uruguai), com interpretação de Mané Pérez.

A peça é criada a partir da vida de Carlota Ferreira (1838 – 1912) que, no seu tempo, perante um Montevideo acomodado e de moralidade conservadora, apostou numa sexualidade livre, algo que feria a moral da época e do meio. Sobre a peça diz Marianella Morena que “a partir desta figura, do caráter histórico em diálogo com a atualidade, se estabeleceu uma ponte entre história, arte, mulheres, erotismo e convenções que marcam uma época”. Diz ainda que “a sua imagem foi conhecida porque imortalizada pelo “pintor da pátria”, Juan Manuel Blanes”.

Não foi de todo fácil compreender a peça porque, apesar da aproximação da língua espanhola à portuguesa há sempre partes indecifráveis que quase distraem o espetador. Mas tal não chega a acontecer, porque o desempenho de Mané Pérez, com uma atividade multifacetada em palco, a tal não deixa chegar. Até algum público é requisitado para interagir com ela, o que não deixa de ser curioso.
Acabou bem em Viana o FITEI. Mais um bom serviço do CDV.

GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.