Eurodeputado intervém sobre encerramento de fronteiras no Alto Minho

O eurodeputado do PCP João Ferreira participou, na última sexta-feira, numa reunião promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, que integra 26 municípios de Portugal e de Espanha.

Na reunião, os representantes do AECT Rio Minho alertaram para os prejuízos e constrangimentos que, em resultado do fecho de fronteiras, pesam sobre um território com 350.000 habitantes.

Uma situação que obriga os trabalhadores (cerca de 25.000 no conjunto do AECT Rio Minho, 10.000 dos quais na CIM Alto Minho) a percorrer centenas de quilómetros a mais para chegar ao seu trabalho pela única passagem autorizada, como o consequente aumento de despesa e perda de tempo.

O AECT Rio Minho e os concelhos que abarca têm vindo a reclamar, de forma reiterada, que se abram todos os pontos de passagem de fronteira (com o devido controlo sanitário) e, uma vez passados já vários meses com os pontos de passagem encerrados, que este território transfronteiriço seja compensado, nomeadamente com fundos europeus.

Sublinhe-se que o prejuízo que foi estimado para o território – populações, trabalhadores e empresas – ascende a mais de 92 milhões de euros durante o primeiro confinamento.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.