Ex-aluno do Politécnico ajuda pessoas com deficiência auditiva a ver o mundo com legendas

Uma App e um monóculo VR criados por Emanuel Ferreira, alumnus de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e um dos fundadores do grupo DevelopKings, vão ajudar pessoas com deficiência auditiva a ver o mundo com legendas.

O protótipo já foi testado e comprovado e nas próximas semanas será disponibilizado gratuitamente. Mas o projeto “Ouver” (ouvir+ver) não se fica por aqui. Segue-se o contato com associações de apoio a pessoas com deficiência auditiva e instituições de ensino superior para continuar a aperfeiçoar o protótipo. Devido ao custo reduzido, Emanuel Ferreira está também a desenvolver uma App de tradução.

O projeto “Ouver” (ouvir+ver) surgiu quando Emanuel Ferreira percebeu as dificuldades, sobretudo em tempos de pandemia, de uma colega de trabalho, que tem deficiência auditiva. “Decidi fazer algo para ajudar. Investiguei no âmbito da realidade aumentada e consegui criar um monóculo, que com a ajuda da App no telemóvel converte a fala em texto e o texto é apresentado no monóculo”, explicou Emanuel Ferreira, destacando que nesta fase o objetivo é tornar o projeto acessível a todos.

O ex-aluno de Design do Produto da ESTG- IPVC é um dos fundadores do DevelopKings, constituído por mais três alumni de Design do Produto: Ricardo Fonseca, Emanuel Maia e Luís Castro. Atualmente estes alumni do IPVC vivem em diferentes países: um em Portugal, outro em Espanha, outro na Alemanha e outro na Índia.

 

Politécnico de Viana do Castelo abre 2.º fase para CTeSP

A segunda fase de candidatura para os CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) decorre até 26 setembro. Com 23 Cursos Técnicos Superiores Profissionais, o IPVC tem reforçado a cooperação com as empresas da região formando ativos qualificados em áreas necessárias para o mercado de trabalho. Indústrias Biotecnológicas e Mecânica Automóvel são alguns dos novos CTESP’s, que o IPVC apresenta em parceria com as empresas como a Zendal e com a In.Cubo, entre outras que se associaram ao cursos de forma a garantir a componente prática em contexto real de trabalho.

O CTESP de Indústrias Biotecnológicas vai funcionar na Escola Superior Agrária do IPVC, em Ponte de Lima, e em parceria com a empresa espanhola Zendal, o grupo farmacêutico que está envolvido no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e que vai expandir-se para Paredes de Coura.

Já o novo curso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Mecânica Automóvel, que vai funcionar em Arcos de Valdevez, conta com a parceria da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras.

Para além destes o Politécnico de Viana do Castelo tem ainda vagas disponíveis para os cursos de Artes e Tecnologia, Ilustração e Produção Gráfica, Cuidados Veterinários, Gestão de Empresas Agrícolas, Fruticultura, Viticultura e Enologia, Turismo Rural e de Natureza, Construção e Reabilitação, Desenvolvimento Web e Multimédia, Gestão Hoteleira, Manutenção Mecânica, Mecatrónica, Qualidade e Segurança Alimentar, Sistemas Eletrónicos e Computadores, Gestão e Melhoria Contínua nas Empresas, Transportes e Logística, Treino Desportivo e Trabalhos em Altura e Acessos por Cordas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.