Exposição de arte na Misericórdia

A exposição, que decorre na galeria de arte da Misericórdia de Viana do Castelo, termina este sábado. Pode ser visitada, hoje e amanhã, das 09h30 às 17h30, com intervalo para o almoço, e sábado, das 10h00 às 13h00.

Ana Reininho veio do Porto até Viana para nos mostrar a sua arte. Dizem alguns que o tempo é menos de exposições e mais de preocupações. Que é de cuidados não temos dúvidas, mas que o país não pode parar é outra realidade maior. Louve-se por isso aqueles que ousam, especialmente a gente ligada à área da cultura, e que teimam em mostrar o produto da sua criação e do seu trabalho.

Esta mostra conjuga técnicas variadas do trabalho artístico da autora. A artista, influenciada pela cultura tunisina, onde esteve radicada durante vários anos, liga muito da sua arte às vivências e formas de estar em geral deste país magrebino, quer nas indumentárias que os tunisinos usam, quer nos adereços com que se complementam; e até mesmo nos artigos decorativos dos espaços interiores e exteriores.

O que podemos ver nesta mostra, quer em quadros, com recurso ao óleo, quer em peças variadas de vidro e cerâmica, é uma pintura, com incidência dos ocres, onde está bem patente a cultura bérber, com o figurativo a cruzar-se com linhas abstratizantes.
Trata-se de uma mostra pouco habitual nos nossos espaços expositivos, contudo despertadora da curiosidade e do encanto de quem a observa.

Ana Reininho nasceu em Vila Nova do Foz Coa, residindo presentemente no Porto, onde se licenciou em Gestão de Empresas. Durante a sua longa estada na capital da Tunísia, Tunes, fascinada pelo ambiente multicolorido do país e o misticismo dos tunisinos, cursou Belas Artes, aí passando a expor com regularidade. Regressada a Portugal, em 1996, nunca mais deixou a arte. Aqui tem desenvolvido uma atividade artística multifacetada, com recurso ao vidro e à cerâmica, sem esquecer a pintura, utilizando técnicas mistas sobre tela, madeira e vidro.

Estamos, assim, perante uma exposição que, pela sua diversidade, técnica utilizada e beleza de cores, nos permite uma aturada observação dos materiais expostos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.