Exposição “Estuques e Estucadores de Viana do Castelo” no Museu de Artes Decorativas

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo tem em exibição, pela primeira vez no nosso país, uma exposição inteiramente dedicada à arte do estuque denominada: “Estuques e Estucadores de Viana de Castelo: entre o passado e o futuro”. A mostra vem em consequência da aquisição feita em 2017, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, do acervo do “Atelier Gessos Maceiro”, oficina de estuque ornamental, sediada em Lisboa, mas com ligações à cidade de Viana. A pretensão inicial era ilustrar a conexão de Viana a uma arte decorativa que lhe é identitária, contudo, a investigação histórica desenvolvida, trouxe a lume algumas revelações e atribuiu as caixas de moldes antigas e parte da documentação como pertences do mais ilustre artista de Portugal nesta arte, Domingos António da Silva Meira (1840-1928), condecorado com a comenda da Ordem de Cristo pelo Rei D. Carlos, em 1895, o que, sem sombra de dúvida, veio engrandecer a coleção adquirida. Assim, esta exposição, para além de dar a conhecer obras de estuque e de estucadores de Viana do Castelo, integra uma seleção de matrizes (modelos), desenhos e espécimes bibliográficos do acervo de estuque integrado nas coleções do museu, apresenta a figura do mestre oriundo de Afife, Domingos Meira, bem como a sequência histórica desde este estucador até ao “Atelier Gessos Maceiro”. É complementada com um apontamento sobre as técnicas, materiais e ferramentas, e conclui com uma alusão à escultora vianense Iva Viana que reinterpreta o gesso na contemporaneidade.

Inaugurada a 13 de Agosto e com fim programado a 31 de Outubro, o interesse pela exposição tem sido relevante, com público vindo de diferentes partes do país e mesmo do estrangeiro. Considerada como o primeiro marco para a valorização do estuque decorativo e a mais importante exposição do museu nos últimos anos, tais factos determinaram o seu prolongamento até 30 de abril próximo. No seu decorrer, contará com um ciclo de ateliers sobre a técnica do estuque, orientados por estucadores e artistas, um encontro de estucadores com apresentação de suas vivências e trabalhos, trocas de ideias e discussão dos tempos vindouros: e, ainda, algumas visitas guiadas a edifícios públicos e privados do centro da cidade de Viana e da freguesia de Afife com exemplares de tetos ornamentados únicos e de elevada qualidade artística.

Para acompanhar a exposição, foi publicado o livro “ Estuque e Estucadores de Viana do Castelo”, traduzido para inglês e apresentado no Teatro Sá de Miranda no passado dia 4 de Setembro. Teve carimbo do Município de Viana do Castelo e contou com a coordenação de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa e a participação dos principais estudiosos do estuque do presente, Eduarda Vieira, Filipe Freitas, Isabel Mendonça, Maria de São José Pinto Leite e Ramiro Moreira Araújo. Obra literária que certamente se tornará referência, retrata o passado e o futuro de uma arte inegavelmente ligada a Viana do Castelo, mais concretamente às freguesias de Afife, Carreço e Areosa que, por motivos inexplicáveis, embora teorizados, durante mais de um século, desde meados do século XIX até bem dentro do século XX, viu nascer consecutivas gerações de cultores desta arte, únicos a laborar não só por todo o Portugal, mas também no Brasil, Espanha e França.

 

Filipe Freitas (conservador e restaurador / museólogo)

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.