Feira de Artesanato dá início à Romaria d’Agonia com artesãos do concelho

Este sábado, 06 de agosto, é a abertura da XX “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia”. Esta feira que decorre no Jardim Público da cidade, vai funcionar de  06 a 21 de agosto e dá início a Romaria d’Agonia, estando reservada apenas a  artesãos do concelho de Viana do Castelo, incluindo na área da gastronomia, alguns a  trabalhar ao vivo no recinto.

António Cruz,  presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, explica que “É uma feira de artesanato de Viana do Castelo, feita pelos nossos artesãos, para  mostrar o que de melhor temos e fazemos. Essa é a nossa aposta”.

Pelo segundo ano, a feira destina-se exclusivamente a artesãos do concelho e deixará  de ter restrições, mantendo-se apenas os pontos para entrada e saída do recinto, cujo acesso é gratuito, para direcionar o movimento no interior, nas melhores condições de segurança sanitária.

Também no sábado, 06 de agosto, o edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça  da República, reabre como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que vai  decorrer de 17 a 21 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outra  informação sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da  Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri.

“Temos também a novidade de um miniauditório para que os visitantes possam assistir  confortavelmente a conteúdos dos principais quadros da Romaria. Além disso, o Posto  de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com  novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será  um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.

A mesma interação que a comissão de festas pretende atingir com a feira de artesanato,  a poucas centenas de metros, e que em 2022 vai decorrer de 06 a 16 de agosto, das  16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917,  quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje  como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.

A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque  da Romaria, que este ano vai volta a ser totalmente ao vivo, depois de dois anos de  fortes restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora  d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência deste evento devido à pandemia,  vai continuar disponível.

Este diretório online, que integra a página oficial da Romaria, em  www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e  contactos.

Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão  participante, com fotografias dos seus trabalhos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.