Festival Solidário Orquestra do Alto Minho

Entre os próximos dias 10 e 19 de agosto, vai decorrer a 1.ª edição do Festival Solidário da Orquestra do Alto Minho. Durante 10 dias, decorrerão três dezenas de concertos em três distintos locais de Viana do Castelo, envolvendo 160 músicos. Além de portugueses (a grande maioria), marcarão presença espanhóis, venezuelanos e brasileiros, com predominância na faixa etária dos 20-30 anos.

A apresentação do evento decorreu hoje, nos Antigos Paços do Concelho, precedida da breve atuação de um quinteto de jovens portugueses que estudam em Roterdão.

Filipa Lima, presidente da Orquestra do Alto Minho, relevou que o principal objetivo das iniciativas desta instituição passam pela “cultura, juventude, educação, inclusão e turismo”.

Os diferentes espetáculos decorrem todos os dias, às 12h (nos Antigos Paços do Concelho, à Praça da República), 18h (auditório Lima de Carvalho do IPVC, onde estará um piano de cauda), bem como, às 21h, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (este com entrada paga a 5 euros).

Conforme explicou Filipa Lima,  “fruto do contexto pandémico que estamos a viver, muitas famílias estão a passar dificuldades. Não querendo, porém, que, por causa destas, os jovens músicos deixem de apostar na sua formação académica, a Orquestra do Alto Minho vai organizar este Festival”.

Toda a receita gerada neste festival será convertida em bolsas de estudo a atribuir a jovens músicos naturais e/ou residentes na região minhota (distritos de Viana do Castelo e de Braga). Estas bolsas destinar-se-ão a licenciaturas e mestrados em Portugal e/ou no estrangeiro.

A ideia é tornar este evento anual e a percorrer os municípios do Alto Minho. Já existem contactos, mas Viana do Castelo foi o primeiro, logo, designadamente pelas facilidades de encontrar locais e meios para o acolher. Entre as várias entidades que apoiam a iniciativa, está o Município vianense que, segundo a vereadora Carlota Borges, o deseja ver sempre por estas paragens. Mas já há outros a manifestarem idêntico desejo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.