Folclore internacional animou cidade

A Praça da República, ‘praça rainha e sede do evento’, encheu-se de gente para assistir às quatro galas que, no âmbito do XXII Festival Internacional do Alto Minho, ali se realizaram. No último dia, foi mesmo apoteose! Um evento que juntou o melhor do folclore internacional, desta vez com grupos da Guiné-Bissau, Polónia, Itália, Bolívia, Colômbia e México, além dos anfitriões vianenses.

Cumpriu-se, pois, o que já é habitual, muita gente com o tempo a ajudar. Pelo que nos informaram, as do Centro Cultural e Santoinho, espaços cobertos, também registaram grande afluência.

Pela cidade era possível ver os elementos dos diversos grupos folclóricos estrangeiros a passearem, a conhecerem um pouco do burgo.

Uma nota, ainda, para a visita dos grupos às instituições de solidariedade (IPSS’s). Nota, ainda, para o modo como quem circulava pela cidade acolheu, no sábado de manhã, uma experiência de ‘estimular os cinco sentidos’, com exibições de dança, exposição de produtos gastronómicos pelos grupos visitantes e a mostra de um traje de cada um deles. Uma referência, também, para a participação na missa em Santa Luzia, no domingo, seguida de piquenique no local.

A organização, a cargo de uma comissão executiva, com representantes de grupos folclóricos locais, teve o seu segundoano na promoção do evento. Foi-se ‘afinando’ ao longo dos dias. A qualidade do certame, lembremos, é reconhecida pelo CIOFF – Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais.

 

Fotos: Anabela Castro e Joca

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.