Formação de Vicentinos e Leigos na Diocese

No passado dia 25 de janeiro, no Centro Paroquial de Cardielos, durante a manhã, realizou-se uma Formação de Vicentinos, orientada pelo diácono Miguel Rodrigues, de 23 anos, natural de Braga, também Vicentino no Seminário e na sua Paróquia.

Foi abordado o Tema “Estimular o discipulado e o compromisso”, tendo como objetivo estimular o compromisso Vicentino nas Paróquias, através do Testemunho como discípulos de Cristo, fonte geradora de Caridade. Salientou-se ainda, o quão importante é o desprendimento interior que, muitas vezes, nos impede estar mais próximo de Deus.

Esta formação faz parte de um ciclo de formações agendadas nos programas anuais dos vicentinos. Este ano, depois de Barroselas, subordinada ao tema “ser vicentino hoje” pelo padre Adélio, espiritano, ao qual assistiram cerca de 50 vicentinos. Proximamente será em Ponte de Lima e a recoleção espiritual em Vila Praia de Âncora.

Depois vem a Peregrinação Nacional a N.ª S.ª de Fátima, a assembleia anual em Darque e o convívio anual que este ano decorrerá em Ponte de Lima. O objetivo fundamental são os pobres, os carentes, os necessitados, aqueles que, primeiro, Jesus amava.

Não basta servir o pobre, mas é preciso saber como devemos servi-lo e como descobrir quando há pobreza camuflada que não se vê, mas existe, assim como a dignidade nos nossos atos vicentinos para não fugir ao espírito do seu fundador e do grande vicentino e inspirador S. Vicente de Paulo. Esta deve ser a nossa diferença em Igreja, com a Igreja e toda a Sociedade, mesmo aqueles que ajudam quem precisa de forma altruísta.

São propósitos dos vicentinos assistir, apoiar, ensinar, encaminhar dando a cana, arranjando trabalho, procurando fazer diversas ações sem se preocuparem com fazer muito, mas fazer bem feito, o bem.

V.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.