Formação profissional garante 99% de empregabilidade

Esta segunda-feira, dia 07, os deputados José Manuel Carpinteira e Marina Gonçalves, eleitos pelo PS no distrito de Viana do Castelo, visitaram as instalações da Switch on, do grupo empresarial Paínhas, situadas no edifício do Seminário das Ursulinas.

Ali são desenvolvidas cinco cursos de aprendizagem profissional protocolados com o IEFP, de dupla certificação, equivalência ao 12.º ano: Técnico(a) Comercial, Técnico(a) de Instalações Elétricas, Técnico(a) de Logística, Técnico(a) de Medições e Orçamentos e Técnico(a) de Vendas.

Os formandos, cerca de uma centena, são, maioritariamente, oriundos de S. Tomé e Príncipe, embora se perspetive, no futuro, de outras paragens, como Cabo Verde e Guiné.
Recebidos pelos responsáveis da Switch on, José Aníbal Marinho Gomes e Horácio Faria, os deputados tiveram oportunidade de conversar com alunos e formadores, de ter conhecimento da empregabilidade dos jovens (99%) praticamente garantida, junto do grupo Painhas ou no país de origem. Os estudantes questionaram os deputados sobre o trabalho destes na Assembleia da República e temáticas como o racismo.

Marina Gonçalves garantia-nos, no final da visita, que levavam muitos contributos, boas experiências e, sobretudo, questões que estão naquilo que é uma referência no ponto de vista de cooperação e formação. “Vemos alunos com muita vontade de aprender, de levar daqui ensinamentos para os seus países. Levamos as suas boas práticas e algumas questões para encontrarmos também formas de ajudar” – observou.

José Manuel Carpinteira, apontou, nesse sentido, a questão de, com os vistos de estudante, não puderem ter um trabalho. “É um aspeto que vamos perceber. Para juntar ao que recebem da bolsa que gerem. Se tiver um visto de residência, podem; se for de estudante, não. Temos outros, que agora não vamos dizer, e nos foi chamada a atenção mais em particular. O importante aqui, tinha como objetivo conhecer a instituição. Termos o diálogo com os alunos e percebermos a sua motivação” – afiançou.

“É uma escola já com prática e com bons resultados”, sublinharam os deputados, reconhecendo que não tinham a noção sobre os 99% de saída profissional dos alunos. Por outro lado, acompamham, também com interesse, a cooperaação com paises africanos.
A Switch On tem seis unidadades de formação, duas das quais em Viana do Castelo. Aqui, além desta, funciona outro espaço, este destinado a empresas e situado em S. Romão do Neiva. As restantes localizam-se em Lousada e Penafiel.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.