Francisco Carneiro Fernandes apresentou “Heráldica”

Para já foi o chamado livro de bordo ou de bolso, como queiramos apelidá-lo. Um pequeno grande livro, porque os livros não se medem aos palmos, antes se identificam pelo seu conteúdo. Mas este, apresentado no sábado passado, dia 26, pelas 17, 00 horas no Museu de Artes Decorativas, no Largo de São Domingos, será complementado com um, integral, tipo álbum, mais rico em pormenores e a abarcar a Heráldica não só da cidade como também das freguesias.

Da Heráldica se falou abundantemente, nesta primeira apresentação, porque Francisco Carneiro, de momento, ao tema está profundamente devotado. Dispensando microfone, fazendo uso de uma voz bem timbrada, percetível até pelos meios surdos, deu uma verdadeira lição sobre o tema, prometendo logo que iria apresentar dois casos objetivos na rua: na casa dos “Barbosa Maciel”, onde se abriga o Museu de Artes Decorativas e na casa dos “Melo” na Rua Manuel Espregueira. E assim aconteceu.

Mas quem não esteve presente não deve ficar de todo triste, porque adquirido este pequeno grande livro, se o pretender, fica suficientemente informado sobre a Heráldica da cidade. Nele são definidos três percursos da urbe: Santa Maria Maior, Centro Histórico; Monserrate, Centro Histórico e envolvente Urbana, a contemplar a Heráldica Pessoal e de Família; a Heráldica Institucional e a Heráldica Eclesiástica, Militar e Associativa. Como complemento, há ainda um glossário, bastante explicativo, no fim do livro. Desta forma fica o leitor devidamente habilitado sobre o assunto, quer seja um simples curioso ou alguém mais apostado em conhecer a fundo tudo ao que à Heráldica diz respeito. Fica assim completa, da parte de Francisco Carneiro, a trilogia que abarca o Azulejo, a Talha e a Heráldica. Parabéns ao autor pelo empenho esforço e estudo para que todos fiquemos mais ricos.

Neste ato, o presidente da Câmara, José Maria Costa, aproveitou para dar a conhecer algumas intervenções previstas para proteção e melhoria de património da cidade e concelho, concretamente na Igreja de São Domingos, Igreja de Santo António, Convento de São Francisco do Monte e Convento de Santa Ana, em São Romão do Neiva.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.