Fundação Crédito Agrícola avança para construção de Lar

O antigo Externato das Neves vai dar lugar a um Lar de Idosos. A obra iniciar-se-á em breve e o espaço abrirá em meados de 2021. Esta informação foi avançada pelo presidente da Fundação no seminário“Como garantir o futuro da solidariedade?”, que aconteceu no dia 07 e foi organizado pelo Centro Paroquial Social de Afife.

“A solidariedade tem de ter um futuro diferente, mas todos nós teremos de partilhar parte dos nossos recursos e temos de assumir isso”, referia presidente da Fundação do Crédito Agrícola. José Luís Carvalhido adianta que “o futuro da solidariedade passa pela cooperação”.

Aquele responsável informou que desde 2017 até aos primeiros três meses de 2019, a Fundação ajudou 11 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho, num total de 340 mil euros.

O Externato das Neves dará lugar a um Lar com capacidade para 64 utentes. A obra avaliada em quatro milhões de euros deverá estar concluída em meados de 2021.

O último painel da Conferência foi dedicado aos casos de solidariedade. Em representação da empresa BMVIV Ricardo Araújo e Luís Fernandes apresentaram a linha de apoio àqueles que vivem sós. A “NÃO viv SO(s)” está em funcionamento desde o início de maio e “destina-se a pessoas idosas e que estão sós”, referia Luís Fernandes, que é invisual e foi contratado para gerir esta linha.

Catarina Silva apresentou o Banco Local de Voluntariado, que foi criado em 2006 e que até este ano já mobilizou 1492 pessoas. Aquela responsável explica que “a nossa visão é formar uma cultura de voluntariado em Viana do Castelo envolvendo alguns parceiros”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.