De hoje, dia 07, até domingo, o Geoparque Litoral de Viana do Castelo poderá ser visitado o Mosteiro de Tibães, em Braga. O tema do “maior evento de sustentabilidade do país” é o “Planeta Água” e pretende “promover uma reflexão e cocriação em torno de um recurso tão vital para a sobrevivência”.

Durante os três dias do certame, o público tem oportunidade de conhecer a história de mais de 500 milhões de anos que o Geoparque Litoral de Viana do Castelo apresenta, através da Rede Escolar de Ciência e Apoio à Investigação Científica, da Rede Natura 2000 e dos 13 Monumentos Naturais classificados.

Além da divulgação da identidade de Viana do Castelo assente no seu património natural e cultural, a presença no Greenfest é também uma oportunidade de partilha de experiências e de boas práticas, com parceiros como o Geopark Terra de Cavaleiros – Geopark Mundial UNESCO e o Aspiring Estrela Geopark, bem como empresas e instituições de natureza diversa, que atuam no panorama nacional e internacional em prol da sustentabilidade.

A plataforma Greenfest é um dos palcos de eleição do Geoparque Litoral de Viana do Castelo – UNESCO Aspiring Geopark, que tem marcado presença assídua nas edições de Braga e Estoril, dando a conhecer o trabalho iniciado em 2016, com a inventariação e classificação do património natural, promovendo a sua efetiva valorização educativa e turística, incentivando e apoiando o aprofundamento do conhecimento científico e cultural, e criando as condições para a sua efetiva transferência para a sociedade.