GNR desenvolve conferência sobre uso de fogo na agricultura

No âmbito das comemorações do Centenário, a GNR de Viana do Castelo juntou autarcas, investigadores, agentes da Proteção Civil e elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) na Biblioteca Municipal, ao início da tarde de 21 de novembro.

Para a diretora geral do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) há uma ligação entre o despovoamento do mundo rural e o número de incêndios. Sandra Sarmento explicou que “70% do território é ocupado por floresta, mato e pastagens”.

Adiantando que houve um declínio do pinho e aumento da presença do eucalipto.
“Em 2017 percebemos que tínhamos de dar as mãos para um bem maior”, salientava.

Adiantando que “o trabalho é visível e começa a dar os seus frutos”. Lembrando que desde 01 de janeiro até 12 de novembro, houve 10923 incêndios rurais e arderam 42055 hectares.

ATIVIDADE SEMANAL
Durante a última semana (dias 18 a 24), na área do distrito de Viana do Castelo, a GNR deteve 10 pessoas em flagrante delito. Destas, quatro destacam-se por condução sem habilitação legal.

No mesmo período, foram apreendidas 310 munições, uma pistola de pressão de ar, uma pistola de alarme, 1 055 fulminantes, 100 invólucros, 6, 5 quilos de pólvora para cartuchos e uma máquina de carregamento destes. No trânsito, foram detetadas 363 infrações, sendo 46 por excesso de velocidade e 15 por falta de inspeção. Observaram-se 53 acidentes, com um ferido grave e 19 leves.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.