GNR detém cinco em flagrante

Durante a última semana, no distrito de Viana do Castelo (14 a 20) foram detidascinco pessoas em flagrante delito. Destes, três por tráfico de estupefacientes e dois por condução sob o efeito do álcool.

No mesmo período, foram apreendidas 23 doses de cocaína, oito de haxixe, três telemóveis e três veículos.

Verificaram-se 193 infrações ao trânsito. Nestas, destacam-se seis por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, seis por falta de inspeção periódica obrigatória e seis por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Quanto a sinistralidade, verificaram-se 62 acidentes registados e 17 feridos leves.
Foram passados sete autos de contraordenação: dois no âmbito do policiamento geral, dois no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente; dois no âmbito da legislação fiscal; e  um no âmbito do consumo de estupefacientes.

Operação “Censos Sénior 2019”
Até ao final do corrente mês de outubro, em todo o território nacional, a GNR, no âmbito do Policiamento Comunitário, está a realizar mais uma edição da operação “Censos Sénior”, que visa identificar a população idosa, que vive sozinha e/ou isolada, com o objetivo de atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

Os militares da GNR, conforme nos informaram, realizam um conjunto de ações de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, através de contactos pessoais e de atividades em sala, para que este público-alvo adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente, em situações de violência, de burla, furto em residência e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

No decorrer da operação, os militares fazem ainda a divulgação dos programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permitem recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto. Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as ações de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, traduzindo-se numa resposta policial mais célere.

Na edição de 2018 da operação “Censos Sénior”, a GNR sinalizou 45 563 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.