Grupo Apostolado do Mar de Monserrate

O grupo do Apostolado do Mar de Nossa Senhora de Monserrate, de Viana do Castelo, fez o seu retiro anual a 16 e 17 de fevereiro, em Fátima. O retiro deste ano teve como pregador o padre Luís Ferreira, Vigário da Pastoral Diocesana de Setúbal. O tema teve como ponto principal: “Quem és tu, Senhor?”.

Entre as várias “praias” presentes, estiveram Viana do Castelo, V. P. Âncora, Caxinas, Nazaré, Peniche, S. Sebastião, Sesimbra, Anunciada e Fuzeta. No total, cerca de 220 participantes.

O sábado foi dia dos vários encontros. Depois do acolhimento dos grupos, seguiu-se, pelas 10 horas, as orações da manhã – laudes na capela (pelo padre Miguel) e, de seguida, até ao almoço, no auditório (pelo padre Luís), espaço para quem se quisesse reconciliar.

Na parte da tarde foi feita a via-sacra para, de seguida, mais dois encontros com o padre Luís. Às 18h30, e durante cerca de uma hora, decorreu a Adoração ao Santíssimo na Capela, seguida do jantar. À noite, pelas 21h30, a oração do terço do Rosário e, às 22h15, a Assembleia do Mar.

Já o domingo foi marcado pela celebração da Eucaristia, entoando-se o cântico de entrada “Sou homem, homem, do mar”, presidida pelo bispo emérito de Beja, D. Vitalino, que acompanha o grupo há vários anos, com a sua presença e uma homília rica e de amor.
Do tema do retiro destacou-se o milagre da pesca no qual Pedro, quando é “confrontado” com Jesus e este Lhe diz: “faz-te ao largo. E vós, lançai as redes para a pesca” Luc. 5.1-11. Respondeu-Lhe Pedro, que era um pescador experiente, que passou a noite toda e nada apanhou. Mas não desobedeceu ao Senhor e a pesca foi abundante. Toda esta palavra é incentivo para lançarmos as redes, levar o Evangelho e sermos de verdade do Apostolado do Mar e do Evangelho.

Deste modo, foi vivido este retiro em Fátima pelo grupo do Apostolado do Mar de Monserrate.

Amaro Correia

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.