Grupo Etnográfico de Areosa grava CD a várias vozes

Fundado em 1966, com um notável percurso na defesa da cultura popular e a divulgar pelo mundo as práticas folcloristas de Areosa, defendendo o canto e a dança de outrora como grande legado das gentes Alto-minhotas, o GEA, ganhador de galardões por onde passa, prepara-se para dar mais um passo em frente na defesa e valorização de uma prática em que é distinto.

Nesta perspetiva, o novo projeto do GEA vai juntar em CD a gravar e em espetáculo a realizar cerca de 50 músicos. De entre eles pode-se citar o maestro Vítor Lima, Rafaela Alves e Diana Leitão dos Contraponto, a soprano Tânia Esteves e a fadista Elsa Gomes, mas também uma nova geração de músicos profissionais que engrandecem a cultura popular e as tradições portuguesas recuperando-as e trazendo-as para a atualidade, entre eles: Celina da Piedade, Daniel Pereira Cristo,  Augusto Canário, Pi d’Areosa dos Sons do Minho e Ana Santos. Para além destes, o CD inclui atuais e antigos componentes do Etnográfico de Areosa, assim como alguns dos seus amigos de sempre: Júlio Viana, da Orquestra Sopro de Cordas; João Gigante, do projeto PHOLE; Dario Rocha; a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Fabíola Carneiro. Saliência, ainda, para o trabalho dos artistas plásticos João Gigante e Hugo Soares e das designers Helena Soares e Sara Costa, que “vestem” o CD com as suas criações. A produção áudio é de Pedro Alves.

Para falar deste tão ambicioso propósito, com a presença de vários artistas participantes no mesmo, de muitos dos seus elementos e da Vereadora da Cultura, o GEA encontrou-se com a imprensa no passado sábado, dia 14, às 12 horas, no Museu do Traje. Quer por parte dos artistas, quer da representante do Município, não se pouparam elogios à persistência do Etnográfico de Areosa. Alberto Rego, Presidente do GEA e Flávio Cruz, seu Diretor artístico e que fez a apresentação do projeto, congratularam com os estímulos e colaboração dos presentes, considerando que só em redes é possível levar mais longe o trabalho cultural a que todos se dedicam.

O espetáculo de apresentação do CD ”Grupo Etnográfico de Areosa, a Várias Vozes” terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, no dia 13 de março de 2020, às 22horas

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.