“Havemos de ir a Viana” em festival japonês

O vídeo musical “Havemos de ir a Viana” produzido pela Comissão de Festas da Romaria d’Agonia, em agosto de 2020, está nomeado para o festival japonês “Meihodo International Youth Visual Media Festival, que se realiza a 05 de fevereiro em Nova Iorque.

A música “Havemos de ir a Viana”, de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e imortalizado por Amália Rodrigues há muito que se tornou no hino das Festas d’Agonia, em Viana do Castelo, cantada espontaneamente pelos milhares de pessoas que assistem aos desfiles e cortejos.

Em 2020, devido às restrições causadas pela pandemia, a organização abriu o programa das festas, essencialmente online, com um videoclipe inédito, da autoria do vianense Flávio Cruz, que reuniu, pela voz e pela arte, 48 artistas do fado ao hip-hop. O projeto no âmbito da marca “Somos Todos Romaria” pretendeu desta forma relembrar a alegria vivida durante a Romaria e mostrar a vontade dos vianenses de voltar a vivê-la em plenitude. Só no dia da estreia o videoclipe foi visto 500 vezes por minuto e ultrapassou um milhão de visualizações nas três plataformas das redes sociais, nos cinco dias da festa.

“Foi um desafio, em plena pandemia, conseguir que as pessoas sentissem a festa à distância através da música que mais significado tem na Romaria d’Agonia. O outro desafio foi juntar estilos tão distintos mantendo este sentimento coletivo. A grande vontade que todos temos de ter a Romaria de volta às ruas de Viana do Castelo foi a grande força deste projeto que correu os quatro cantos do mundo”, destaca Flávio Cruz.

A quarta edição do Festival Japonês, que será transmitido para todo o mundo, apoia jovens cineastas e irá premiar filmes de três categorias: longa-metragem, documentário e vídeo musical. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.