Incêndios florestais preocupam Proteção Civil

O chefe do Município vianense, José Maria Costa, na qualidade de responsável da Proteção Civil Municipal, reuniu esta semana com a Comissão Municipal de Proteção Civil para debater a prevenção de incêndios florestais.

O encontro serviu para fazer o ponto de situação da atualização do Plano Municipal de Defesa contra Incêndios, bem como apresentar as ações em curso de sensibilização para a prevenção de incêndios e as ações nas redes secundárias das faixas de gestão de combustível.

Recorde-se que a autarquia e a GNR/ SEPNA promoveram ao longo do mês de fevereiro, uma campanha de sensibilização preventiva dos incêndios florestais. Esta campanha, que decorreu no âmbito da Floresta Segura, abrangeu todo o concelho, com destaque nas freguesias consideradas prioritárias para as limpezas florestais.

LIMPEZAS ATÉ 15 DE MARÇO
Até 15 de março, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa com as seguintes dimensões: Largura não inferior a 50 m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais; Largura de 50 m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, quando a faixa abranja exclusivamente terrenos ocupados com outras ocupações.

Nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, e previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), é obrigatória a gestão de combustível numa faixa exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 m. Até 15 de março, compete aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos na faixa referida a gestão de combustível nesses terrenos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.