Instituto S. João de Deus cria Unidade de Apoio às Demências

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, marcaram presença na visita à unidade sócio ocupacional do Instituto São João de Deus (ISJD), que começará a funcionar nos próximos meses, servindo 30 utentes da área da saúde mental. Esta unidade visa apoiar pessoas com moderado e/ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizadas, mas com disfuncionalidades na área relacional, ocupacional e de integração social.

Durante a visita, o presidente do Instituto São João de Deus, Vítor Lameiras, anunciou que a instituição vai construir uma unidade de apoio às demências na freguesia da Meadela, num investimento estimado entre 4 a 5 milhões de euros, que deverá ser inaugurado em 2023.

O projeto de construção da unidade de apoio às demências, a integrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), que deverá ter até 24 camas de apoio máximo, agregando uma unidade de apoio moderado até 16 camas e ainda uma resposta de internamento na área das demências. De acordo com o responsável, o investimento será realizado num terreno entre a Igreja e o Centro Social e Paroquial da Meadela.

A apresentação dos novos projetos do ISD para a capital do Alto Minho, que contam com parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorreu nas futuras instalações da unidade sócio ocupacional. “É de uma felicidade incrível, no meu primeiro ato público estar um compromisso que assumi na campanha eleitoral na área da saúde para disponibilizar um serviço de saúde na cidade e para servir o distrito em área muito específicas e emergentes que a Segurança Social identificava como necessárias. Um conjunto de valências que estavam identificadas como prioritárias. Começamos a criar condições para que se concretizem”, disse Luís Nobre.

O Instituto S. João de Deus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da área da saúde que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2.000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.