Investimento de 18 milhões de euros para carreira de tiro

O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, a Declaração de Reconhecimento de Interesse Municipal de um investimento global de 18 milhões de euros por parte da Browning Viana, Fábrica de Armas e Artigos de Desporto SA, para instalação de duas carreiras de tiro e sistemas de informação.

De acordo com proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, o volume de negócios da Browning Viana foi, em 2019, de 52 milhões de euros, com previsão de crescimento de 18%, de acordo com o plano de negócios 2020-2023. O plano prevê, assim, “um forte investimento em capacidade, modernização, instalações e novos produtos num valor de 16 milhões de euros e, no sentido da Indústria 4.0, um investimento de dois milhões de euros em sistemas de informação”.

A proposta explica que uma das carreiras de tiro terá 30 metros e a outra 50 metros, num “investimento fundamental para a Browning Viana, no sentido da criação de maior valor acrescentado em Viana do Castelo, dele dependendo o desenvolvimento de novos produtos e sua validação”. O projeto indica que será construído “um edifício de piso térreo com uma área de implantação de cerca de 130 metros quadrados que está perfeitamente integrado na topografia do terreno envolvente”.

A construção das carreiras de tiro já mereceu parecer vinculativo favorável de várias entidades, como a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, a DRCN – Norte (aguarda parecer final) e a Polícia de Segurança Pública (PSP). 

A proposta municipal esclarece ainda que, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a área de implantação da construção está classificada como perigosidade de incêndio rural baixa e muito baixa. Já a área de intervenção “ficará vedada através de vedação física de segurança na sua envolvente”, e o acesso às carreiras de tiro será condicionado através de um portão principal do edifício.

Além da construção das duas carreiras de tiro, a empresa, no pedido para atribuição do Reconhecimento de Interesse Municipal, aponta “a ampliação de outras estruturas produtivas existentes e de reconhecido interesse municipal, admitindo-se a ampliação até 50% da área bruta de construção existente”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.