É no próximo dia 12 de agosto, domingo, que a praça da Liberdade acolhe o desfile de moda de Isabel Lima.

Com o tema “Mística divina. Viana está na moda”, o desfile inicia-se às 22h. A mística presente na arte e na obra de Isabel Lima promete surpreender, uma vez mais, na 5ª edição do Viana está na Moda, sob o mote Mística Divina, unindo a sua visão conceptual à arte sacra.

Inspirada na “história cultural e religiosa” dos pescadores da Ribeira de Viana do Castelo, a estilista alia a função criativa a um momento de “fé comunitária”, como “celebração de louvor” pelos 50 anos da Procissão ao rio e ao mar.

Num “ritual místico” do “simbólico do sagrado” e do “imaginário colectivo” das “gentes da Ribeira”, que são a razão da maior festa da cidade, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, Isabel Lima usa o sagrado como valores imateriais e a arte como instrumento de transformação, em que o ousado é veículo de relação com a sociedade atual.

A iniciativa é apadrinhada pela Direção Geral do Património Cultural, pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Autoridade Marítima, Capitania de Viana do Castelo, entre outras entidades públicas, e pelas famílias de pescadores da Ribeira de Viana.

Isabel Lima é uma estilista que se relaciona com o mundo das artes e cria livremente peças de vestuário com diversas linguagens, que comunicam como expressão de imagem. Nesta edição a construção da linguagem religiosa e a estética têm percepções distintas que cada um tomará como diálogo ou quadro de referência.

Numa continuada produção artística, Isabel Lima, refrescando sempre as suas intervenções, dá ênfase aos tecidos plasticamente tratados com uma criação de design de alta qualidade que reproduziu nos classificados “tecidos inteligentes”, processo que engloba ideia e conhecimentos tecnológicos.