Lançada pós-graduação para formar professores

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Escola Superior de Educação e os sete agrupamentos de escola de Viana assinaram um protocolo de colaboração. Em causa está o arranque de uma pós-graduação em Educação, Ciência e Património Local, que engloba 28 professores dos sete agrupamentos de escola do concelho.

“É um projeto central para o território, mas é também um farol para todo o país”, referiu o ministro da Educação, que apadrinhou o projeto no dia 09 de novembro, aquando do 38º aniversário da Escola Superior de Educação (ESE). Tiago Brandão Rodrigues falava do pioneirismo da iniciativa. “Que eu saiba este é o primeiro Município que tem uma rede integrada de laboratórios com esta qualidade e com este diálogo constante com as instituições de ensino superior”.

O ministro da Educação, que falava, aos jornalistas, à chegada à ESE, manifestava o porquê da aposta na flexibilidade curricular. “O sucesso escolar é uma questão individual e tem de ser trabalhada também com flexibilidade e por isso damos às escolas mais autonomia e mais flexibilidade”.

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) destacava o aniversário da ESE. “Hoje estamos aqui porque há uma Escola Superior de Educação que faz 38 anos. Durante 38 anos cumprimos uma missão das mais nobres que é a Educação”. Rui Teixeira explicava ainda a importância da ciência no ensino. “Nós queremos que os nossos jovens comecem já a praticar ciência. Hoje a atividade formativa sem a atividade científica não faz nenhum sentido”.

José Maria Costa falava do apoio do Município à iniciativa, dando conta que a autarquia pagará a pós-graduação aos 28 professores. “Vamos financiar este projeto. Já vínhamos fazendo alguns trabalhos com alguns professores, mas aproveitamos esta nova orientação do Ministério da Educação, que institucionalizou que 25 por cento do curriculum possa ser para diferenciação curricular, para introduzir esta temática nas escolas, nos agrupamentos, nas áreas da ciência e do património”.

Os professores que frequentarem a pós-graduação irão criar equipas nos agrupamentos e dinamizarão os Conselhos de Turma ao nível da promoção articulada dos currículos, centrando-a no trabalho de projeto com enfoque no património local, e bom uso das estruturas e dinâmicas da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.