Ligação Porto/Vigo quer “compromisso” espanhol

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acaba de solicitar uma audiência ao presidente da Junta da Galiza para apelar a um compromisso espanhol para a modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo.

Na sequência da visita do presidente da Junta da Galiza a Portugal, em que este afirmou ser de grande importância a modernização e eletrificação da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo, com especial destaque para o investimento que o Governo Português está a fazer na eletrificação e modernização na Linha do Minho., num investimento total de 83 milhões de euros.

A primeira fase da eletrificação em curso (Nine – Viana do Castelo) está prevista para o final deste ano. Já os 48 quilómetros da 2ª fase, Viana – Valença) deverá avançar este ano e demorar dois anos a concluir.

O edil vianense, também presidente da RIET – Rede Ibérica das Entidades Transfronteiriças, solicitou a audiência obter um compromisso em como a Junta da Galiza se vai empenhar junto do Governo espanhol para que a ligação entre Tui e Vigo seja modernizada e seja alterada a sua configuração, nomeadamente, o acesso à estação central de Vigo.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em sequência de várias diligências já efetuadas junto da Junta da Galiza e do Ministério do Fomento Espanhol, pretende que haja um compromisso ibérico e, em especial, do Governo Espanhol, para que a ligação dos últimos 16 quilómetros a Vigo sejam alterados através da construção de um novo corredor ferroviário que permita a ligação entre o Porto e Vigo, direto à atual estação que serve o TGV Galiza.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.