Mercadona colabora com o Centro Social e Paroquial N.ª S.ª de Fátima

A Mercadona assinou no passado dia 02 de dezembro de 2020, dia em que abriu o supermercado na Estrada da Abelheira, em Viana do Castelo, um protocolo com o Centro Social e Paroquial de N.ª S.ª de Fátima, nesta cidade.

Esta colaboração consiste na doação diária de bens que se encontram em perfeitas condições de consumo e são uma ajuda nas refeições servidas às crianças e jovens que estão, à responsabilidade do Centro Paroquial, 24h por dia, na Casa de Acolhimento, vulgo, Berço, e aos utentes do Refeitório Social que são pessoas carenciadas que dependem desse apoio para garantir, de forma gratuita, a satisfação das necessidades de alimentação ao almoço e ao jantar.

O Centro Social e Paroquial de N.ª S.ª de Fátima recebe, diariamente, bens essenciais para dar resposta aos desafios sociais que enfrenta. De segunda a sexta-feira, os colaboradores da instituição recolhem na Mercadona as doações de bens essenciais, alimentares e não alimentares, que se encontram em ótimas condições para consumo e que garantem sempre a máxima segurança alimentar. Destas doações fazem parte, por exemplo, fruta, legumes, carne, peixe, lácteos e charcutaria.

O padre Artur Coutinho da direção do Centro afirma que “a Mercadona coopera, de modo responsável, com a doação de bens alimentares que são utilizados na confeção das refeições que servimos, diariamente. O número diário de refeições servidas nas duas respostas sociais varia, ao longo da semana, entre as 140 e as 170 refeições. Com o aparecimento desta pandemia, causada pela Covid-19, houve um aumento significativo do número de pessoas carentes à procura de comida”. Por seu lado, Helena Esteves, funcionária do Centro, destaca que graças ao “apoio da Mercadona é possível ajudar mais pessoas e oferecer refeições mais fartas a quem mais precisa”.

Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas dos Distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, realça que “a Mercadona, ao colaborar diariamente com o Centro Social e Paroquial de N.ª S.ª de Fátima, reafirma o seu compromisso de apoiar quem mais precisa, no âmbito do Plano de Ação Social da empresa”. E acrescenta: “é para a Mercadona um privilégio poder contribuir e acompanhar o excelente trabalho de inserção social que é realizado com crianças e adultos acolhidos na instituição”.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona.

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no que concerne à componente social e ética através de diferentes formas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado. Como parte desta política, a Mercadona colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais, em Portugal e Espanha, às quais doa diariamente, e participa em campanhas de recolha de alimentos organizadas pelas mesmas.

Em 2020, a empresa doou a todas estas entidades e organizações um total de 17.000 toneladas de alimentos, 15.800 em Espanha e 1.200 em Portugal, quantidades que têm aumentado desde que a empresa tomou a decisão de reforçar os processos de doação de produtos de primeira necessidade a Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os quais colabora habitualmente. Da mesma forma, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.