Movimentos de todo o país contra exploração do lítio

Onze movimentos cívicos de diferentes regiões de Portugal solicitaram, na última sexta-feira, uma tomada de posição em relação às explorações mineiras que pairam sobre o território nacional. A carta com o pedido foi enviada ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como aos restantes candidatos às eleições presidenciais do próximo dia 24.

Após manifestações contra a exploração do lítio e ações desenvolvidas pelos movimentos, solicita-se desta vez, a todos os candidatos, que se pronunciem sobre o programa de mineração, um tema sério para todas as populações que veem as suas terras ameaçadas com graves problemas ambientais e sociais.

“Nós, milhares de portugueses membros de coletivos e associações queremos acreditar que vivemos num país democrático, onde as populações podem decidir do seu futuro”, é referido na carta dirigida a Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva (Tino de Rans).

Os movimentos salientaram ainda que “se as populações não quiserem apostar no extrativismo e na exploração mineira como modelo de desenvolvimento, mas sim num desenvolvimento verdadeiramente sustentável baseado numa agricultura ecológica e de qualidade e num turismo sustentável, devem ser ouvidas e os seus desejos tomados em consideração”.

Desta forma, é pedido a todos os candidatos presidenciais para que publicamente manifestem a sua posição o mais breve possível, antes do dia 24 de janeiro, o dia de votações.

Entre os movimentos signatários, estão também oriundos do Alto Minho, como a Corema – Associação de Defesa do Património, que coordena o Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, Em Defesa da Serra da Peneda e do Soajo, Guardiões da Serra da Estrela, e o Movimento SOS Serra d’Arga.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.