“Não haverá exploração de lítio na Rede Natura da Serra d’Arga”

“A Serra d’Arga estará incluída no concurso que queremos lançar no final deste ano, mas todo o sítio da Rede Natura 2000 que corresponde a aproximadamente metade do mapa inicial, está excluído”, garantiu João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática comentava as declarações do Presidente da República sobre a matéria, garantindo que o Governo “já tinha tomado” a decisão de “retirar do mapa inicial” uma zona da Serra d’Arga.

“O que o senhor Presidente da República disse é algo que já dissemos. Não vai haver de facto nenhuma exploração de lítio no sítio da Rede Natura 2000 da Serra d’Arga. Isso é uma decisão que o Governo já tinha tomado”, frisou.

E esclareceu sobre o que é o “mapa inicial”: “É um mapa estritamente geológico e que delimita quais são os locais onde há potencial, porque é preciso fazer a sua prospeção de mais lítio em Portugal, e um deles é a Serra d’Arga”.

Anteriormente, o Presidente da República disse acreditar que “jamais venha a haver uma mina na Serra d’Arga”, no distrito de Viana do Castelo, porque a lei “tornou o processo muito complexo”.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.