Na Tertúlia sobre Cultura em Viana do Castelo, realizada a 28 de novembro, no salão do Coral Polifónico de Viana de Castelo, com moderação de Ilda Figueiredo, abordou-se o papel da Escola Superior de Educação do IPVC para o desenvolvimento do Alto Minho.
Teve a participação do diretor da ESE, César Sá, de professores, como Francisco Trabulo, Carla Faria e Gonçalo Maia Marques e ainda da presidente da Associação de Estudantes, Joana Sousa. O presidente do IPVC, Rui Teixeira, também interveio, tal como outros professores e alunos.

As intervenções e o debate realizado demonstraram a importância da ESE – Escola Superior de Educação. Esta é a escola mais antiga do IPVC, e ao longo dos seus 38 anos de existência já formou mais de 7500 pessoas, na sua maioria professores. Mais recentemente apostaram na formação nas áreas do envelhecimento, das artes plásticas e gestão artística.
Foram também referidos inúmeros projetos  na investigação e atividades com a comunidade, por exemplo, a pós-graduação em Educação, Ciência e Património Local para professores dos agrupamentos das escolas de Viana do Castelo e com o apoio da autarquia.