Peregrinação a Santa Luzia

É já no próximo domingo, dia 10, a peregrinação do arciprestado de Viana do Castelo ao Templo do Sagrado Coração de Jesus, promessa com 100 anos, que liga a cidade ao Santuário de Santa Luzia. Aí, no Jardim das Tílias, decorrerá uma Missa campal, a “Eucaristia do Peregrino”.

Além das mais de 40 paróquias de Viana do Castelo, participam outras paróquias da diocese e fiéis de outras paragens.

Entretanto, amanhã, sexta-feira, dia 08, é a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, decorrendo, pelas 14h, o encontro diocesano do Apostolado da Oração. Para as 16h está prevista a Eucaristia, a celebração da festividade do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira.

A tradição, organizada em conjunto pela Confraria de Santa Luzia e pela Diocese de Viana do Castelo,  remonta a 1918, com a pandemia pneumónica que provocou milhares de mortes na região. Na altura, a população da cidade rogou a proteção divina da epidemia.

“Decorrem, no dia 10 de novembro os 100 anos do voto – prometido pelos vianenses – de consagrar a cidade e o seu povo ao Sagrado Coração de Jesus, na imagem que já se encontrava em frente à capela de Santa Luzia”, referiu, a propósito, fonte da Diocese. No entanto, acrescentou, “a primeira peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus só se cumpriria três anos depois, em 1921, porque até então eram proibidas as manifestações religiosas e a subida ao monte de Santa Luzia”. Desde então, até aos dias de hoje, o voto tem-se cumprido.

O percurso, com cerca de cinco quilómetros, parte, às 9h00 de domingo, do Jardim D. Fernando e da igreja de S. Domingos, terminando na Eucaristia que decorrerá no anfiteatro construído pela Confraria no jardim das Tílias, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, presidida pelo bispo diocesano.

A. C.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.