A exposição é o resultado final de três anos de aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC. Os trabalhos em pintura, em escultura, em vídeo e em fotografia podem ser apreciados ainda nos Serviços Centrais do IPVC, na Casa Manuel Espregueira, na Casa Melo Alvim e na Galeria do Noroeste da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste.

As obras presentes na mostra “plastecno” exemplificam uma diversidade de abordagens artísticas individuais que formam um coletivo. Trata-se da apresentação dos trabalhos autorais realizados pelos alunos finalistas (na unidade Curricular de Projeto Artístico) e é o culminar de três anos de trabalho/aprendizagem nos diversos laboratórios, ateliers/oficinas da ESE do Politécnico de Viana do Castelo.

São diversas as propostas artísticas, técnicas e conceptuais presentes nas salas das instituições que abriram portas a esta mostra. É visível, nos projetos de muitos destes jovens artistas, algumas tendências que remetem para linhas investigativas no âmbito da arte contemporânea. Há ainda em algumas das obras autorais presentes um pensar artístico e plástico que evidencia resultados de dinâmicas alcançadas com o contributo dos três anos de estudo na licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas.