Ponte de Lima é uma região conhecida pela sua longa tradição na canoagem, com um clube de referência, o Clube Náutico de Ponte de Lima, onde tem desportistas de renome, nomeadamente o Fernando Pimenta.

O Mundial de Maratonas em Canoagem, decorre na Vila de Ponte de Lima, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro. Esta é uma prova que leva a Ponte de Lima 900 canoístas de 36 países.

As infraestruturas e equipamentos já criados, permitem neste momento promover a modalidade e identificar fortes dinâmicas existentes, afirmando a determinação no alcance daquele objetivo, destaca o município. Ao longo dos anos, existiram importantes e avultados investimentos nos últimos anos com vista à criação de melhores condições para a prática da canoagem, das quais destacamos a ampliação das instalações do Centro Náutico,

Destacamos o enorme sucesso da organização de provas internacionais das quais a realização, em 2017, do Campeonato da Europa de Maratona de Canoagem, que estamos certos que agora se irá repetir com a realização do Campeonato do Mundo de Maratona 2022.