Primeiro livro foi apresentado

No passado sábado, dia 10 de junho, pelas onze horas, pudemos assistir na Galeria Barca d’Artes, do Centro Cultural do Alto Minho, a uma tripla apresentação no domínio cultural – a publicitação de uma nova editora, o lançamento de um livro e a abertura de uma exposição de fotografia.

Iniciada a sessão, foi dada, então, a conhecer uma nova editora constituída em Viana do Castelo, denominada “oficinadasedições”, iniciativa e propriedade do fotógrafo José Pastor.

Não podendo o criador e proprietário da nova editora estar presente por motivos de saúde, coube a José Escaleira, em seu nome, apresentar os propósitos e a missão da nova entidade. A nova editora foi então definida como “um espaço para pensar esses objetos a que chamamos livros, que se quer referenciada e comprometida com o território que “habita” sem esquecer as dimensões nacional e internacional.” Foi referido ainda, querer a editora agora nascida, “contribuir para a divulgação das regiões como espaços de conhecimento, inovação e criatividade.”

Como primeira obra da editora “oficinadasedições” foi apresentado, em seguida, também por José Escaleira, o livro de fotografia, “Casa das Sequeiras”. Este livro da autoria do arquiteto Fernando Matos foi concebido como um livro de arquitetura, composto por um conjunto de fotografias do fotógrafo José Pastor, onde são reproduzidos vários olhares sobe o projeto arquitetónico que deu o título ao livro e construído na freguesia de Vila Franca do Lima.

O livro, de boa qualidade gráfica e conceptualmente elaborado, integra um apontamento biográfico sobre o autor, um texto do Professor Universitário Jubilado, arquiteto Manuel Nicolau Brandão e o já referido conjunto de fotografias enquadradas nos temas “O Projeto”, “A Obra”, “A Casa”, “A Habitação”, “O Jardim”, “Espaços de Luz”, e “Outros Olhares”.

Em seguida, com a presença também do proprietário da “Casa das Sequeiras” e demais convidados, foi inaugurada uma exposição com as imagens do fotógrafo José Pastor mais representativas do livro. Essas fotografias (e o próprio livro) mostram uma obra “agarrada ao terreno” no dizer do arquiteto Fernando Távora e que, nas palavras escritas do professor arquiteto Manuel Nicolau Brandão, “testemunham e só são possíveis porque o arquiteto que conceptualizou a obra, conheceu, compreendeu e foi capaz de aplicar a uma realidade programática concreta o peso histórico e simbólico acumulado no local.

Saudamos o arquiteto Fernando Matos pelo lançamento desta obra que o referencia pelo seu valor profissional, e deseja ao José Pastor, também ele figura bem conhecida da cultura vianense, o melhor dos sucessos em mais esta aventura dos livros, que é a criação da “oficinadasedições”.

J.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.