Programação cultural para viver o verão

O Município de Viana do Castelo preparou uma programação cultural diversa para viver o verão, com propostas que incluem concertos, exposições, feiras e iniciativas variadas. O programa, a decorrer nos meses junho, julho e agosto inclui mais de 30 eventos e foi apresentado, há dias, pela vereadora Carlota Borges, no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa.

“Os artistas precisam do nosso apoio e precisam de ter espetáculos recheados de público após mais de um ano parados”, declarou a autarca, garantindo que “é seguro apostar na cultura e desconfinar com espetáculos e eventos culturais”.

Os eventos vão acontecer em espaços fechados “para se controlarem as entradas e garantir a segurança de todos”, com a lotação dos espetáculos musicais a oscilarem entre os 30 lugares, no Centro Interpretativo, e os 2.000 lugares no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Assim, depois do Teatro Sá de Miranda acolher o concerto “Descobrir Noronha”, pela Sinfonietta de Braga, a 19 de junho, e, a 26 de junho, o concerto “Zeca canta Zeca”, ontem, quarta-feira, foi o espetáculo de dança “Vince e cinco mais um”, pela Academia Dança Studio.

Nos Antigos Paços do Concelho, até ao final deste mês, está a exposição “União Europeia e as suas Instituições” e, a partir de dia 30, a de Pintomeira.

Já o Museu do Traje recebeu a exposição “As profissões do século passado”, e, até 31 de julho, a exposição “Amadeu Costa – Memórias do Tempo”. No domingo, 27 de junho, inaugurou a exposição “A moda e o traje civil na coleção do Museu do Traje de Viana do Castelo”.

O Museu de Artes Decorativas acolheu, no mês findo, a exposição “Fernão Magalhães – Ligar Mundos através do Oceano” e, no último sábado, dia 26, foi apresentada uma nova publicação municipal dedicada à Heráldica.

A Pousada da Juventude recebeu, a 19 deste mês, um concerto de Pedaço Mau e Mataee, no âmbito do programa “Cultura em Rede”. Até amanhã, sexta-feira, disponível para visita no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, está a exposição “São Tiago – Arte Devocional”.

Neste mês de julho, os destaques vão para Dino d’Santiago, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a 17, e o Festival de Jazz, de 29 a 31. De 14 a 31 de julho o Município promove a exposição PRÁXIS, nos Antigos Paços de Concelho.

No âmbito da Cultura em Rede, a Capela Senhora das Neves recebe, a 3 de julho, às 21h00, o Concerto Orquestra Com Spirito, numa organização da autarquia e da CIM Alto Minho. No mesmo âmbito, a 10 de julho o Forte Santiago da Barra recebe um concerto de André Júlio Turquesa e Sua Banda, às 21h00.

A 18 de julho, às 17h00, a Igreja Paroquial da Senhora da Vinha, na Areosa, recebe os Contraponto e, a 24, às 21h00, a Igreja da Sagrada Família recebe o concerto da Banda Velha de Barroselas.

Em agosto, de 7 a 8, regressa o Música à sua Porta, em local ainda por definir. A 14, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o concerto JAROJUPE, que assinala o 40º aniversário da banda de rock de Santa Marta de Portuzelo. A 28 de agosto, Pedro Abrunhosa sobe ao palco da principal sala de espetáculos da cidade.

De 1 a 31 de agosto, o Museu do Traje recebe “O Traje regional nas décadas de 30 e 50”, que termina no mês de outubro. O Museu de Artes Decorativas recebe, de 14 a 26 de agosto, a exposição “Estuque Decorativo: Matrizes Históricas e Artísticas em Gesso – Séculos XVII e XX””, celebrando-se no mesmo mês, a 17, o aniversário deste espaço museológico.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.