“República em Tumulto” de Paulo Torres Bento

O livro de 272 páginas surge na sequência do “Da Monarquia à República no concelho de Caminha” e apresenta recortes de alguns jornais, entre eles do “A Aurora do Lima” com notícias de 1914-1919.

“República em Tumulto. O concelho de Caminha nos anos da Grande Guerra, de Sidónio à Monarquia do Norte e da Pneumónica (1914-1919)” mostra como os concelhos de fronteira “tem condições especiais para que a sua história seja interessante e complexa”.

O autor apresenta fotografias de algumas figuras que mais se destacaram na época naquele concelho, assim como documentos. O livro pretende “apresentar uma ampla panorâmica da história do concelho de caminha nos anos de 1914 e 1919, não descurando os aspetos económicos, sociais e culturais”.

O livro apresentado, em março de 2019, foi editado pelo Jornal Digital Caminh@2000. A conceção gráfica esteve a cargo de Carlos da Torre e a impressão e acabamento foi feita pelo Rainho & Neves.

A capa contempla uma imagem do Regimento Infanteria 3, quer integrava a maioria dos combatentes naturais do concelho de Caminha, de partida para França em abril de 1917.
Uma das notícias deste periódico dá conta da morte de Sidónio Paes, na edição de 24 de dezembro de 1918 com o título “O grande morto”.

A obra foi entregue ao administrador deste jornal, Rui Barbosa, pelo presidente da Assembleia Municipal de Caminha, Eng.º Luís Mourão.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.