O Serviço de Reumatologia da ULSAM, no hospital de Ponte de Lima, assinalou ontem, dia 19, à tarde, os 25 anos do Serviço de Reumatalogia com uma sessão no Teatro Diogo Bernardes.

Aquele iniciou a sua atividade a 01 de fevereiro de 1995, fruto da visão estratégica do doutor João Pimenta, que criou as condições legais para sua implantação. Idealizou a existência de valências como a Fisiatria, a Geriatria e da Reumatologia.

A Reumatologia é a especialidade médica que tem por objetivo o tratamento médico e a prevenção de múltiplas patologias que envolvem o sistema músculo-esquelético. Engloba doenças sistémicas inflamatórias crónicas e diversas afeções articulares e músculo-esqueléticas de causa não traumática.

Na zona Norte do país, até fevereiro de 1995, a especialidade existia apenas no Hospital de S. João. Foi graças ao esforço e dedicação de dois reumatologistas, Domingos Araújo e Maria do Carmo Afonso, formados no Hospital de S. João, que começou a sua implementação, como primeiro Serviço de Reumatologia a norte do Porto, abrindo caminho a alguma descentralização. Em 1996 e 1998 juntaram-se ao Serviço outros dois reumatologistas (Lúcia Costa e Sérgio Alcino) que, em conjunto com os fundadores, constituíram a espinha dorsal do serviço, e conduziram à sedimentação da especialidade no distrito de Viana do Castelo e expansão da sua área de influência para concelhos limítrofes.
S.R.