Este ano a presidência de honra das Festas da Senhora d`Agonia foi entregue a Rosa Caetano. A vianense é uma figura de referência no concelho por uma vida dedicada ao folclore e à arte de bem trajar.

Rosa Caetano é personalidade destacada no meio associativo pelo empenho apresentado na preservação das tradições e costumes e na divulgação do Traje à Vianesa.

José Maria Costa tem tido como critério entregar a Presidência da Comissão de Festas a personalidades de cariz mais local ou personalidades de cariz nacional. Aos 76 anos de idade, nascida e criada na freguesia da Meadela, foi costureira de profissão e integrante de grupos folclóricos por paixão. Hoje em dia, é considerada uma das vozes mais experientes no que toca à arte de bem trajar e ourar.

Conta com a experiência de 64 anos de folclore, entre o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, o seu grupo de coração, onde ainda integra o coro, e os nove anos em que integrou o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.

Uma das grandes honras da vida de Rosa Caetano foi ter recebido um convite do etnógrafo vianense Amadeu Costa para colaborar com a preparação do Museu do Traje, criado em 1997, vestindo os manequins que, ainda hoje, integram a coleção permanente do museu.