Amanhã, dia 12, pelas 12 horas, na Praça da República, assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos que se comemora a 13 de outubro. A Equipa de Cuidados paliativos da ULSAM vai estar na Praça central da cidade para construir o símbolo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos pelos jovens participantes.

Importa relembrar que cuidados paliativos são cuidados médicos especializados para pessoas com doenças avançadas e incuráveis, que provoquem grande sofrimento. Diferenciam-se por um acompanhamento e cuidado focados no alívio dos sintomas e sofrimento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do doente e da família.

O tema do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2018 foi escolhido após consulta publica no site http://www.thewhpca.org. A reflexão procura centrar-se na experiência vivida pelas pessoas em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva.

O tema também contém elementos de direitos humanos e justiça, perguntando: se eu importo, então porque não recebo os cuidados de que preciso?

Este ano é o centenário de Dame Cicely Saunders, fundadora do movimento moderno dos cuidados paliativos. Desta forma, torna pertinente relembrar a sua frase icónica: “Tu és importante porque és tu e importas até ao fim da tua vida”.

A Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM propôs-se assinalar a data, aproveitando para sensibilizar a comunidade escolar da cidade de Viana do Castelo e a população em geral, acerca do papel e importância dos cuidados paliativos na atualidade. Uma vez lançado o desafio aos Senhores Diretores do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior e Colégio do Minho, foi com grande alegria que a atividade foi acolhida e foram desenvolvidas ações de formação/ sensibilização com os alunos do ensino secundário.