Transporte gratuito para todos os estudantes

O Município de Viana do Castelo aprovou, na reunião de Câmara de 14 de março, a candidatura ao Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). O objetivo passa por aumentar o número de utilizadores dos transportes coletivos.

O vereador Luís Nobre explicou, aos jornalistas, que a candidatura situa-se nos 217 mil euros. “É um programa nacional que pretende criar mecanismo de incentivo à utilização do transporte coletivo”, revela. Adiantou que o apoio está, para já circunscrito, a 2019 e em Viana será aplicado na disponibilização do transporte gratuito para alunos do secundário.

O vereador responsável pela apresentação da candidatura explica que vamos ter quatro medidas “a nível da redução” e “uma a nível da extensão”. Luís Nobre dava conta, relativamente ao caso, da “gratuitidade do passe para os alunos do Secundário”, redução das tarifas em 50 por cento para quem utiliza os miniautocarros e ainda incentivo a quem se desloca para as zonas empresariais da Praia Norte e da Meadela para a utilização dos transportes coletivos.

A nível da extensão, o vereador deixou a intenção de alargar a cobertura da rede de transporte coletivo para a Zona Industrial de S. Romão de Neiva.

O PART “tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”.

A candidatura foi submetida a 15 deste mês e Luís Nobre prevê que entre em funcionamento “logo que possível” para “bem do ambiente”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.