Valença vai atribuir três medalhas de Mérito Municipal, no Feriado Municipal, terça-feira, 18 de fevereiro.

O Feriado Municipal é o dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento de quem meritoriamente se tem destacado na dinamização/projeção do concelho

Bandeira em Todos os Edifícios Públicos

Pela primeira vez todos os edifícios públicos da cidade e juntas de freguesia do concelho vão ter hasteada a bandeira de Valença. Um ato simbólico mas que pretende reforçar a identidade e o sentir do Feriado Municipal de Valença.

Reconhecimento do Mérito Municipal

Este ano o Município de Valença vai atribuir três Medalhas de Mérito Municipal. Na Sessão Solene vão ser homenageados o Centro de Atividades Ocupacionais de Valença por 24 anos de trabalho, na nossa cidade, em prol do cidadão com deficiência e respetivas famílias, António Lima de Sousa, a título póstumo, por tudo quanto deu a Gandra e Taião e ao concelho, pelo exemplo de servidor público e à Cidade de Tui pela vontade coletiva comum, de todas as forças vivas de Tui, neste caminhar conjunto com Valença é um incentivo a trilhar este percurso e a aprofundar a cooperação em todas as áreas de ação, para o beneficio máximo das nossas populações e territórios.

Programa Geral do Feriado Municipal

17 e 18 de fevereiro

Dia 17

21h30: Concerto do 34º aniversário do Coral Polifónico S. Teotónio, no Auditório CILV

Dia 18

09h30: Deposição coroa de flores na estátua de São Teotónio, em Ganfei

10h: Sessão Solene na Junta de Freguesia Ganfei

11h: Missa e Procissão na Junta Freguesia Ganfei

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.

A 18 de fevereiro, Feriado Municipal, Valença evoca a sua figura maior São Teotónio. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.