Domingo, dia 22 de setembro, a Câmara de Viana do Castelo vai disponibilizar viagens gratuitas no funicular de Santa Luzia e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra estará encerrada ao trânsito.

Em 2019, realiza-se a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20ª do Dia Europeu sem Carros, iniciativa esta que já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também já noutros continentes e cujo tema central é “Caminhar e Pedalar em Segurança”. Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

O Dia Europeu sem Carros é uma campanha nascida em França em 1998, sendo que no ano 2000 a União Europeia adotou-a a nível europeu, e pretende ser um dia para a consciencialização das populações e decisores para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana, a celebrar anualmente no dia 22 de setembro. Pelo sucesso da iniciativa, a partir de 2002 foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade.

​O Dia Europeu sem Carros pretende ainda alertar os cidadãos para as questões da mobilidade e qualidade de vida, convidando-os a não se deslocarem de carro e a adotarem outros meios de transporte para os trajetos habituais, promovendo a mobilidade sustentável e a atenuando os crescentes problemas relacionados com o uso massificado do automóvel.