“Viana de Outrora, Viana de Agora” nos antigos Paços do Concelho

O Núcleo de Viana da Biblioteca Arquivo EPHEMERA, dirigida por José Pacheco Pereira, organizou mais uma exposição na nossa cidade. Com a qualidade a que já nos habituou, este núcleo apresenta-nos agora uma mostra que nos documenta a evolução da urbe ao longo de mais de um século, especialmente nos espaços onde as transformações mais se fizeram sentir.

Destacam-se os sítios mais frequentados pelos vianenses, como a Praça da Republica, Avenida dos Combatentes, Jardim Público, Largo das Almas, Campo da Agonia, Porto de Mar e outros sectores emblemáticos. A partir de imagens especialmente de colecionadores, com sentida nostalgia, é possível observar abertura de arruamentos, alteração de edifícios, construção de equipamentos em lugares antes ermos, ou ocupados com o velho que bem justificava o novo; assim como é possível detetar usos e costumes, vivências e ocupações, praticas que se perderam com o tempo, urbanizações bem conseguidas e outras que não o foram tanto, mas tudo a demonstrar que nada é imutável e que o novo é sempre novo, por mais que o velho nos deixe saudades.

A acompanhar as imagens de cada recanto abordado há textos, bem elucidativos (extratos de livros), de Francisco Carneiro Fernandes e António Carvalho, que ajudam a compreender as alterações de um passado, para os mais velhos ainda na memoria.

Temos assim, até ao dia 7 de julho, a oportunidade de nos deliciarmos a observar o passado e aprofundar o nosso conhecimento sobre como o progresso, imparavelmente, nos cria nostálgicas recordações, mostrando-nos como aquele é importante para nos dar qualidade de vida e valorizar a vida de todos nós.

P. J.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.