Hoje, 08 de agosto, inicia o festival de música eletrónica, Neopop. No Forte de São Tiago da Barra vão atuar até 11 de agosto vários nomes da música eletrónica. A abrir um nome aguardado, St. Germain, que atua às 22h30. Antes desse vão passar outros nomes pelo Anti e Neo Stage.

Na passada segunda-feira, a organização do festival Neopop entregou ao presidente da câmara de Viana do Castelo uma petição com 1800 assinaturas que pretende elevar aquela cidade a capital mundial do techno. O autarca vianense afirmou que irão analisar e perceber os trâmites legais para concluir esse processo.

Hoje, a música começa a ouvir-se às 16h, no palco secundário, com Nuno Carneiro. Às 18h é a vez de Diana Oliveira; Freshkitos sobe ao palco ás 20h; Magazino às 21h30. Pelas 23h30 cabe a Tiago Fragateiro e das 1h30 às 3h o Anti Stage é tomado por Frank Maurel.

O palco principal, Neo Stage, tem música a partir das 19h com Mr Herbert Quain. Às 20h sobe ao palco Rui Vargas. St. Germain começa a pôr música às 22h30 e a fechar o palco Ivan Smagghe, das 00h às 03h.

Na quinta-feira, a música começa mais uma vez às 16h no palco Anti, e continua até às 10h de sexta-feira, com as atuações de Solomun, Recondite, Adriatique, Agents of Time, Nastia, para além de vários outros.

No dia seguinte, a música arranca às 18h e vai contar com as presenças de, entre outros, Paula Temple e Rebekah, Joseph Capriati, Jeff Mills e Ricardo Villalobos, até às 09h do dia seguinte.

Por fim, no sábado, a portuguesa Surma junta-se a James Holden no palco do Teatro Sá de Miranda a partir das 21h, passando depois os concertos para o recinto do Neopop com destaque para Nina Kraviz, Josh Wink e Marco Carola, este último já na manhã de domingo.