Amanhã, dia 25 de setembro e sábado, dia 26, a Câmara de Viana do Castelo organiza a I edição das Jornadas do Património. Seminário, apresentação de livros e inauguração do Castro do Vieito são alguns dos momentos.

“Viana do Castelo tem tanto património e nos últimos anos temos feito tanto pela preservação do mesmo”, referia a vereadora Carlota Borges, na apresentação da iniciativa, que este ano se volta para o património local do concelho.

O seminário “Contextos e Intervenções em Património”, no Auditório Lima de Carvalho do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, inicia-se às 9h.

O seminário pretende dar a conhecer obras e intervenções, em bens culturais, do ponto de vista dos técnicos das várias áreas de conhecimento, abordando temas de conservação e restauro, bem como de intervenções arqueológicas em contexto de operações urbanísticas, públicas e privadas, e a forma como todas as áreas de intervenção contribuem para o desenvolvimento e conhecimento histórico dos sítios intervencionados.

Nesse mesmo dia, às 12h, decorrerá o lançamento de “Haerentia: Estudos monográficos de património”.

No sábado, 26 de setembro, as Jornadas do Património irão incluir a reabertura do Centro de Interpretação do Castro do Vieito, com apresentação do filme “Técnicas Milenárias – Castro do Vieito” e lançamento de um desdobrável relativo à exposição permanente.