O Município de Viana do Castelo foi galardoado com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019, tendo vencido nas categorias “Festas/Feiras/Romarias” e “Artesanato” com as Festas de Nossa Senhora d’Agonia e a Filigrana.

Conforme nos informaram, entre os sete vencedores do distrito de Viana do Castelo, apurados na segunda edição dos prémios, a capital do Alto Minho arrecadou duas distinções. Na cerimónia de atribuição dos galardões, que aconteceu em Viseu, Viana do Castelo foi assim homenageada pelo destaque que a Romaria d’Agonia assume a nível nacional e internacional e a Filigrana foi destacada enquanto símbolo do concelho e do país.

A nível do distrito, foram ainda distinguidas a Praia de Moledo (Praias), Sarrabulho (Cozinha Tradicional) e Barragem do Lindoso (Reservas, Paisagens e Barragens).

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos (incluindo regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte, cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional.

As distinções foram atribuídas na sequência de um estudo de mercado realizado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos.