Viana “volta-se” para a juventude

Dois concursos, bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior e um Orçamento Participativo Juvenil são as apostas de Viana do Castelo na juventude. As quatro medidas foram aprovadas por unanimidade em reunião ordinária da Câmara.

As medidas, apresentadas pela vereadora Carlota Borges, pretendem “fixar os jovens no concelho”, e aproximá-los da vida política. No total, o investimento é superior a 130 mil euros.

No orçamento participativo a dotação orçamental é de 25 mil euros e serão selecionados cinco projetos. Destinam-se a jovens entre os 14 e 18 anos.

O concurso “Viana Jovens com talento” tem uma dotação orçamental de 50 mil euros e pretende apoiar projetos de vianenses, com idades entre os 18 e 35 anos. A vereadora do PSD, Paula Veiga, elogiava a iniciativa e pedia “ampla divulgação, para que os nossos jovens possam participar”.

O “Viana Jovens Empreendedores” é aberto a vianenses dos 18 aos 35 anos e tem disponível uma verba de 40 mil euros para projetos inovadores com “uma componente de inovação”.

Este ano serão atribuídas 25 bolsas a alunos do 1.º ciclo do ensino superior. Este projeto, segundo a vereadora, será “objeto de discussão pública” e a atribuição de bolsas apoiará as propinas, num investimento previsto de 20 mil euros para este ano.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.