Amanhã, dia 8 de março, pelas 18 horas, vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, com um workshop muito especial. O Seminário Diocesano de Viana do Castelo será o palco, cedido à Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina, para esta iniciativa que tem como objetivo angariar fundos para a construção de uma Casa Abrigo para mulheres.

A Dança Movimento e Terapia faz parte das terapias artístico-criativas, sustentada na arte da dança e enriquecida com teorias da psicoterapia que remetem aos processos humanos fundamentais.  A dança usa a totalidade do corpo, mente e espírito para transmitir experiências mais sentidas e simbólicas. Os seus aspectos primitivos fundamentais favorecem uma compreensão empática.  Pela dança, podemos alargar a escuta e a perceção do corpo. Através do movimento e da criatividade, encontram-se estruturas que ajudam a expressar o que por vezes é difícil verbalizar.

O workshop será ministrado pela Rute Esteves, uma vianense que encontrou na dança, no movimento, na expressão artística e criativa, educativa e terapêutica um modo de viver. Formou-se como bailarina profissional no Porto e em Lisboa. Participou em vários cursos internacionais (dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, butoh, suzuki, view points, movimento autêntico, etc.), participou em projetos artísticos multidisciplinares nacionais e internacionais. Viveu 7 anos em Barcelona onde frequentou o curso de composição coreográfica pelo Institut del Teatre. Concluiu o mestrado em Dança, Movimento e Terapia (DMT) na Universidade Autónoma de Barcelona, onde contactou com diferentes profissionais internacionais especializados em terapia através da dança e do movimento. Deu formação em “DMT – Dinâmicas de Movimento” a profissionais de várias áreas (psicólogos, educadores, terapeutas e etc.) na cidade do Porto. Atualmente frequenta o curso de Observação e Análise de Movimento 2020-2023 organizado pela Associação de Dança Movimento Terapia Espanhola (ADMTE) e investiga sobre Experiência Somática no Movimento.

A participação neste workshop representa um simbólico donativo de 10€, que reverte na sua totalidade para a construção da Casa Abrigo. As inscrições podem ser feitas através da página de Facebook ( https://www.facebook.com/acijsfviana) ou do telefone ou Whatsapp: 927 356 107.

WORKSHOP DE PALMITOS

A criação de palmitos nasce da história de um sapateiro que, num gesto de amor para com a esposa, terá inspirado as gentes das redondezas que a partir daí começaram a elaborar os palmitos e a oferecê-los em ocasiões especiais.

De simples lembranças trocadas entre amigos e familiares, os palmitos começaram a ter outras utilizações, nomeadamente a ornamentação dos andores e os palmitos da Páscoa usados pelas mordomas.

Esta arte do amor e da tradição é ensinada pelas nossas artesãs no próximo sábado, dia 12 de março, e poderá optar pelo horário das 10h30 ou às 15h00, na sede da  Associação, na Casa do Capelão, junto à Igreja da Senhora d’Agonia.

A participação neste workshop representa um simbólico donativo de 10€, que reverte na sua totalidade para a construção da Casa Abrigo. As inscrições podem também ser feitas através da página de Facebook ( https://www.facebook.com/acijsfviana) ou do telefone ou Whatsapp: 927 356 107.