Até sexta-feira, dia 09 de novembro, Viana do Castelo acolhe a XIV edição do Encontro Química dos Alimentos. O programa inclui workshops, debates, apresentações e conta com a participação de especialistas de todo o país, incluindo Madeira e Açores. A iniciativa é organizada Divisão de Química dos Alimentos, da Sociedade Portuguesa de Química, e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

O encontro permite que a indústria e a ciência alimentar se cruzem e haja um debate de ideias e conhecimento mútuo. O encontro permite às indústrias verificar o que de mais recente se faz em Portugal ao nível da investigação científica na área alimentar.

Viana do Castelo já tem vários congressos agendados para o próximo ano, iniciando em fevereiro com o Encontro Nacional Estudantes Economia e Gestão, numa organização da Associação de Estudantes da ESTG e Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em março, a cidade acolhe o INTERISCAS – Torneio Nacional de Institutos Superiores de Contabilidade e Administração e, em abril, a 8º Edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design – ENED ’19.

No mês de maio, a capital do Alto Minho recebe o Encontro Náutico Cidades do Atlântico e, em junho, o II Simpósio Internacional União Astrofísica Internacional, a Internacional Conference on Structural Engineering Dynamics – ICEDyn 2019 e ainda as comemorações do 141º Aniversário da Ponte Eiffel.

Em setembro, Viana do Castelo recebe o Outdoor Sports Euro´Meet 2019 e ainda uma Exposição de Filatelia. No mês de novembro, a cidade acolhe o Congresso do Bombo e a Viana Noivos. Para maio de 2020, está já agendada a Conferência Distrital do Rotary Club, a acontecer no Centro Cultural de Viana do Castelo.